sexta-feira, 17 de junho de 2011

Arlindo Grund lista obras para fashionistas


Em tempos de eventos direcionados à moda  —como Fashion Rio, Rio Prêt-à-Porter e São Paulo Fashion Week—, o assunto que faz a cabeça de grande parte dos brasileiros é  moda. Mas como entender tantos conceitos, tendências e estilos? Para aprender e ficar por dentro de tudo que rola no mundo fashion, o consultor de estilo e apresentador do programa “Esquadrão da Moda” Arlindo Grund seleciona 10 títulos essenciais aos  interessados no assunto.
Um dos mais recentes e que agradou ao consultor foi o História da Moda no Brasil – Das influências às autorreferências, de João Braga e Luís André do Prado, lançado no último dia 7. “Estou lendo, e confesso estar encantado. Acho que é o primeiro livro de história da moda nacional”, conta Arlindo. A obra traz o momento pós-República brasileira e a contemporaneidade. A publicação é bem ilustrada e traça um painel da criação de moda no País, da Belle Époque à contemporaneidade. O livro é o resultado de uma ampla pesquisa  feita pelos autores que envolve 126 entrevistas com personagens da moda brasileira, além de consulta a cerca de 420 itens, entre os quais  estão 220  livros, teses e artigos, 160  periódicos e catálogos e diversos sites.
Outro título importante para os fashionistas de plantão é o Trinta anos de moda no Brasil, de Marília Scalzo. “O livro conta o que aconteceu na moda nas décadas de 80, 90 e nos anos 2000, com texto e muitas fotos. Ela faz um paralelo entre as maneiras de usar determinadas peças e mostra algumas célebres fotos dessas épocas”, explica o especialista. As imagens, de grandes fotógrafos e das melhores revistas especializadas, documentam os estilos que marcaram as últimas décadas, as grandes revoluções e os clássicos que nunca morrem. Nesta obra estão reunidos  personagens que se transformaram em ícones de estilo, como Gisele Bündchen ou Madonna, e os personagens da tevê, lançadores de modas que se espalharam pelas ruas. Todas as influências culturais e históricas, como movimentos musicais e artísticos nacionais e internacionais e eventos políticos, estão nas fotos, que são registros de uma época. 
O livro Modos de Homem & Modas de Mulher, do sociólogo Gilberto Freyre,  “desvenda e identifica o que hoje chamamos de estilo. A moda retratada pela antiga sociedade brasileira”, disse o autor, “serviria de estudo, pois a moda ocupa o seu lugar ‘singular’ na sociedade”, conta Arlindo. E assim seguem as observações de Freyre sobre diversos aspectos da história da moda no Brasil.
Em Stylist – The Interpreters of Fashion, da jornalista Sarah Mower, a organização do livro foi feita pela editora da Vogue Anna Wintour e os textos são de Sarah. Uma publicação  dedicada ao trabalho de stylists famosos.
A série Universo Da Moda, da Cosac Naify  é superinteressante para os aprendizes de moda. A coleção está disponível em duas edições. A primeira, com nomes como Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho, Ronaldo Fraga,  Walter Rodrigues e Lino Villaventura. A segunda, com André Lima, Clô Orozco, Lenny Niemeyer, Marcelo Sommer e Reinaldo Lourenço.
Caroline Weber escreveu Rainha da Moda, um livro que fala da saga de Maria Antonieta, esposa de Luís XVI. “É interessante ler passagens da vida de uma mulher que revolucionou a moda de sua época”, diz Arlindo. Nesta obra reveladora e original, cheia de belas ilustrações, a autora adota um olhar diferente de qualquer outra biografia publicada sobre a polêmica rainha francesa. E mostra como a moda foi ao mesmo tempo o seu meio de afirmação e o caminho para seu trágico fim.
A obra francesa Histoire Idéale de La Mode Contemporaine – Les plus beaux défiles de 1971 à nos jours, de Olivier Saillard, é difícil de ser encontrada no Brasil, mas vale a pena investir na publicação, que vem de um dos berços da moda mundial. 
Outra dica de leitura é Dreaming of Dior, que traz um apanhado de uma coleção de vestidos clássicos de marcas como Dior, Vionnet e Chanel, com a descrição de onde eles foram utilizados e belas ilustrações de Grant Cowan. Para os amantes de moda, em especial de vestidos, é leitura indispensável.
Arlindo Grund também indica Visionaire  – Spirit, dedicado a Alexander McQueen. Só existem dois exemplares no Brasil, mas é uma obra encantadora que traz uma compilação de imagens inspiradas na carreira do estilista falecido. A edição teve colaboração de artistas como Nick Knight, David Sims, Lady Gaga e Mario Testino, entre outros, que tiveram um papel importante na carreira  — e na vida — de McQueen.
“O espetáculo fica por conta das próprias páginas de papel da revista, que são embebidas em sementes de flores silvestres e, quando regadas e deixadas ao sol, florescem.  Se isso não fosse  suficiente para criar uma comoção digna do estilista, a capa é enfeitada com brocados que foram usados em seu desfile de primavera-verão de 2010”, explica o especialista.
Para finalizar, um clássico brasileiro é a obra de um dos ícones da moda brasileira: Constanza Pascolato. Confidencial: Segredos de Moda, Estilo e Bem-Viver fala da elegância como um estado de espírito, uma filosofia de vida que transcende o mundo das aparências. E diz como vê o mundo através da moda, que nada mais é do que um retrato da sociedade. 
Agora não se têm mais desculpas para ficar por fora do que acontece no calendário de moda brasileiro. Faça sua escolha, e boa leitura.


(Fonte: Panorama Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário